quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Olivais Vivos: animar o Vale do Silêncio


imagem:josé soudo

No princípio dos anos noventa surgiu nos Olivais um projecto vinculado ao Contigo Vais Longe, o Olivais Vivo, que tinha várias componentes: animação desportiva e animação da área das expressões (dança, expressão musical e dramática) e algumas características distintivas, entre as quais uma equipa de rua, que apoiava o trabalho dos animadores das várias áreas, investindo na relação e na informação. Fui chamado a colaborar na área da expressão dramática embora, dada a dinâmica criada, tivéssemos todos nós participação num colectivo que integrava todas as valências do projecto e em que era discutida muita da estratégia seguida. O Olivais Vivo acabou por ter um final diferente do previsto (irregularidades financeiras imputadas à vereadora responsável pela coordenação do mesmo levou à alteração abrupta do modelo que estava a ser seguido), e independentemente do constante processo de análise crítica que fazíamos, funcionou para mim como um espaço de experimentação de práticas de animação que ainda hoje valorizo, como por exemplo, a da articulação entre actividades de rua (grande parte delas no Vale do Silêncio) e actividades em espaço fechado (ateliês, prática desportiva, ginásios, escolas). E mais do que isso, um regresso aos Olivais, local do qual eu estava, por causa da minha actividade profissional, muito afastado, acabando também por ser nessa altura que desenvolvo, com o grupo de teatro da paróquia, um projecto teatral a partir de vivências e histórias dos olivais. Para além de ter sido aqui que, através do projecto Malta das Ideias, a minha intervenção deu um salto qualitativo muito grande (eu nesta altura ainda estava muito preso à minha afirmação profissional, era actor, animador de expressão dramática, e precisava que essa distinção técnica marcasse as minhas relações não só com a entidade que me pagava, o que até seria natural, mas também com o grupo). Creio que foi muito por estar a trabalhar em casa que eu senti um outro tipo de apelo e ligação e é assim que a partir do projecto Malta das Ideias percebi realmente o que é que realmente queria andar a fazer pelo território da animação sócio cultural.

8 comentários:

Vila Pery disse...

Ó João Belo, afinal já sei quem tu és por esta foto, estás é bem mais gordinho (sorry!)...

Anónimo disse...

Grande João Belo.
Fomos Colegas de turma, e penso que não foi só na Damião de Gois, mas um dia me dirás.
Abraços,
Mamadu

xai xai disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
xai xai disse...

aaaaahhhhhhhhh! pela foto já estou a ver quem és... o que não consigo perceber é o que estavas a fazer com a viola na mão...

Lobito disse...

Pronto , até que enfim Irra que nunca mais descobria quem tu eras.....mas tu tinhas uma alcunha, qual era ?


Grande Abraço

Anónimo disse...

xai&xai: lol&lol....

johny beauty .... irra foto de efeito duplo ... retomei-te o rosto, sabia-te a ligação a Bafatenses do mais ilustre mas mais não recordava, por outro lado perco a magia de olhar para a escrita e apenas ver-lhe mão ... mas ... who cares ??

How r u man ?
( retirado do american dragon, que me inferniza a celeridade na saída do kuka para a escola!! )

Beira disse...

boa foto e boa prosa e bons tempos...

Lobita disse...

Pronto. Finalmente tens cara!