quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

A casa dos carecas I

Por duas vezes me foi oferecida a oportunidade de visitar a esquadra dos Olivais. Penhoradamente agradeço pois é um local onde muito se aprende.
Na primeira visita descobri que se encontrarem dinheiro na rua, não o devem ir declarar à esquadra pois parece que o tesoureiro da fazenda pública precisa dele. Ao achador está destinada uma pequena percentagem. Pelos menos assim era nos derradeiros dos anos 70.
Perguntas tu ilustre olivalense blogoleitor(a): mas porque razão se chega alguém à casa dos carecas e anuncia que encontrou uma nota de 500 melréis?
É verdade, o amor… o amor e o ciúme claro, que de tanto conviverem, resolveram fazer uma sociedade onde partilham resultados. Sem me desviar, acrescento que esta é uma sociedade tão bem sucedida como inovadora. Criaram recentemente um novo produto com bastante sucesso; o ciúme das máquinas com gente dentro... Sucesso garantido.
De volta à estória, tudo começa com o meu xairmão a encontrar no chão da nossa rua uma linda e maravilhosa nota de 500$00. (Finais do anos 70 para os que quiserem fazer a correcção monetária). Este feliz acontecimento foi partilhado por todos os que estávamos no muro, autóctones e indígenas de outros arruamentos nomeadamente bafatás e porto amélias. Por essa altura uma especialmente bela, joão bela, alcunhada de ave nocturna, arrasava corações (ainda arrasa?) e creio até que partilhava momentos com o bafatá mais velho (aqui confesso que a minha preferida era outra, por acaso irmã de um C6 que por vezes nos visita). Um porto amélia provavelmente com o coração despedaçado (lindo, mas dói comó caraças), resolveu criar um facto complicativo sobre o destino a dar ao dinheiro e desentendeu-se com o bafatão que ameaçava dar-lhe uma bafatada. Não me recordo porquê e a bem da verdade não vou inventar, acabámos todos na esquadra, onde se deu a inesperada revelação de que o dinheiro revertia para o estado e a quem o tinha encontrado cabia uma pequena parte que o xairmão nos seus jovens 13/14 anos, nunca reclamou.

Conselho deste que vos escreve: se encontrarem uma nota de €500, não a entreguem na esquadra.
Se não fosse este aviso entregavam.., não entregavam?
E já agora, uma "Bengalada":
"Cem homens podem formar um acampamento, mas é preciso de uma mulher para se formar um lar."

Com o apoio de:

Pearl Jam “Black”
Neil Young “Cortez the Killer”
Pink Floyd "The Great Gig in The Sky"
. Próximo episódio: O Juiz que gostava de futebol ou o Novo Redondo desbocado...

35 comentários:

Rua Cidade de Inhambane disse...

Bem...a mulher sem um homem também não forma nada...
Mas essa dos 500 escudos...o que não faz um homem por uma mulher... pensa ele... mas as mulheres conseguem fazer muito mais por um homem, apenas são coerentes...

bafata disse...

xai .... grande pepita escavada ao passado... coisa para valer bem mais que quihentos mérreis !!!

Anónimo disse...

Xai... O C6 ºe da Rua 1?

xai xai disse...

anónimo: este C6 de que falo é DBO

benguela disse...

O ciúme nasce cego e morre surdo

xai xai disse...

O ciúme depende mais da vaidade que do amor.
.opiparus.

benguela disse...

O ciúme tem lume nos olhos.
.piarus.

Fulacunda disse...

o ciúme é uma merda.
.parius.

joão belo disse...

grande memória. só que não me lembrava de que tinha sido por causa disso (nem pelo motívo explicito nem pelo implicito) que o porto amélia e o bafatá tinham andado à bafatada.


essa tua preferida tenho-a encontrado, com gosto, por aí. nem de propósito, ontem ao folhear o agenda cultural de Lisboa, lá para os finalmentes (e já ia avisado por ter visto seu nome na ficha técnica) encontrei um nome que me pareceu ser o dessa ave nocturna.

adiante, estou a gostar da história, acho que também fui uma vez à casa dos carecas faze uma participação e resolvi nunca mais lá pôr os pés...

:)

benguela disse...

Vaidade das vaidades, tudo é vaidade.
.piparus.

joão belo disse...

essa de partilhar momentos foi boa. lembro-me que crescemos também com alguns romances ideais que alimentavam a "ruanovela" da nossa juventude: os dois bafatás, esse com a ave de arribação nocturna e o outro, o nosso, com aquela moça de sardas bonitas lá de baixo da av. de berlim, foram dois love story a sério. também o da moça do primeiro direito do C6, com o homem do Skate da Bolama pôs os Viveiros a vibrarem com aquele amor. e tantos outros.

provavelmente cada rua teria o seu par fetiche, o seu par a sério, aqueles que nos faziam sentir que afinal já éramos mais crescidos e independentes...

cláudia santos silva disse...

grande momento, xai-xai! :)

quem diria que se coleccionam idas à esquadra como nódoas negras e bafatadas :))

benguela disse...

Também fiz algumas visitas a essa casa... numa delas, no Vale do Silêncio (1975 ou 76) depois de fumar-mos daquelas merdas que os retornas da Portela trouxeram às sacas, começamos a chegar fósforos acesos nas folhas secas, távamos mesmo a “curtir” o lume, e não era para aquecer era verão e um calor de carai, era mesmo a curtir, e vocês sabem como o fogo é lindo, ainda mais activada a nossa percepção de lindeza a níveis celestiais, aquilo fica mesmo o céu, coisa do outro mundo… éramos uns três ou quatro (já não lembro bem) e o que começou por serem meia dúzia de folhas secas num ápice cem, e já milhares, uma árvore duas árvores, três árvores… bombeiros e policia mais fuga aos ditos, catados e visita forçada a casa dos carecas. O que mais me lixou é que levava na sacola um livro que não era meu, tínhamos tirado à revelia da estante de casa da mãe do L. (professora na F. P. muito pra frentex) e no fim daquilo tudo (metia sempre pais para resolverem estas merda) depois de devolverem as coisas menos o livro. Falta o livro? Respondem-me que o livro fica apreendido. O livro era a “filosofia de alcova” para aí a 1ª ed. em português traduzido com todas as palavras.

Fulacunda disse...

lá está: marquis du sadê, e esperavas o quê? água de rosas? cardos pá, cardos! e por falta deles há os carecas pois. queres literatura e gajas nuas e sexo vegetal ein? sorte tiveste tu em sair de lá como entraste. maldita mocidade essa que se agarra aos livros.

benguela disse...

(Raios partam o Natal… este mês devia ser riscado do calendário

xai xai disse...

só a partir de dia 2 deverá pensar a lobita.

benguela: então querias o Natal em Janeiro?

benguela disse...

Não. Queria é que já fosse Janeiro

Anónimo disse...

Ora, então o Bafatá andava metido com a irmã do Xai e andaram à bengalada por causa da amélia do porto que tinha um marinheiro (primo do bombeiro do 3º esquerdo) que lhe mandava notas de 500 e pegaram fogo ao skate do Bolama que é o irmão mais velho do C6 que tinha uma prima (careca durante a noite) que vivia num acampamento com cem homens e que era a preferida do belo João.
Percebi tudinho... ehehehe

Anónimo disse...

tu és danada para a percepção...

xai xai disse...

intrusa: muito bem,estás afinadinha...
por mim, já podes pedir autorização para postar (autorização aos nossos administradores claro, penso que não necessitas de a pedir ao que te convida para ir deitar...)

uma olivalense adoptada fica sempre bem e até poderás ser tu a levar a faca e o alguidar.

Anónimo disse...

Xai, C6 é DBO? Fico na mesma...

JB a tua preferida é irmã do C6?

O C6 é da rua 1 da cidade Bafatá casa n. 6?

Intrusa,dou-te os meus parabens sou dos Olivais e estou a leste ainda...eheheeh

O Fula é especial porque é aquela fantasia de miúda! Mas continuo a achar salvo raras excepções, que os homens 'amam' o fisico o que é bonito, são previsiveis e demasiado limitados, nós as mulheres 'amamos' poderosamente e
incondicionalmente...!!

Mas o Xai é delicioso na forma como trata as mulheres!!PARABENS!
Bom post e beijinhos!Vês não tens razão para ciúmes...ehehe!

Anónimo disse...

Benguela és impecável!

Dou-te uma sugestão,para ajudar a querer curtir a quadra Natalicia, numa onda mais soft mais económica, fazer um sorteio para distribuição das prendas de Natal:

Escrevem-se os nomes de todos os familiares que estiverem presentes para a consoada, as folhinhas todas dentro de uma taça os putos mexem muito bem, depois cada adulto tira um papelinho. O nome que lá estiver é a esse adulto a quem tem de oferecer a prenda e a mais ninguém, execpto á criançada.
Portanto cada adulto oferece uma prenda a outro adulto, prendas a todas as crianças presentes e cada um trás um petisco tradicional de Natal para rechear uma bela mesa de Natal! Boa!Hein!?

Fulacunda disse...

ora bolas, eu todo ufano a julgar que tinha ganho uma adepta da minha escrita, e afinal não passo de uma 'fantasia de miúda'!

xai xai disse...

anónimo(a):entra no 21 e pede ao motorista para te levar a:
http://toponimia.cm-lisboa.pt/pls/htmldb/f?p=106:1:514886266217908::NO::P1_TOP_ID:246:#ancora
Viste? Há mais C6 nos olivais. eu sou cidade joão belo e este (DBO)que é presentemente C6 foi em tempos outros, meu paredes meias.

Anónimo disse...

A "Casa dos Carecas" (eles eram mais barrigudos e com bigode) foi frequentada por mim, por várias vezes.
Não tentei queimar o Vale do Silêncio, mas a caixa do correio de vizinho que não nos deixava jogar futebol, aconteceu. Resultado, visita guiada à esquadra, e (ligeiramente mais grave) tribunal de menores. Tudo acabou em bem, sem condenação.
Sobre polícias a interromperem as futeboladas no Largo das Mamas, e a "roubarem" as nossas bolas de futebol, foram para cima de meia dúzia. Mas nós, mais miúdos e mais lestos, por vezes conseguíamos "roubar" as nossas bolas aos polícias e fugir. Das outras vezes, lá teriam que nos ir "libertar" da esquadra os nossos encarregados de educação.
E estas são algumas pequenas recordações que se podem contar, as outras, talvez um dia serão comentadas.

xai xai disse...

anónimo(a): essa de tratar bem as mulheres é capaz de ser verdade, e cada vez mais o confirmo quando em alguns encontros de "alex" me surpreendo com a presença de "pegadas" que deixei há muitos anos e me afirmam ainda frescas. atenção, o inverso também é verdadeiro.
quanto ao fula, sou testemunho do vendaval que provocava, sem dar um sopro, pequeno que fosse.

gosto de ouvir o teu eheheeh!
não sei se já o ouvi alguma vez?

Anónimo disse...

Xai... querido!! (indeed)
queéqueéicho?Vejo+tarde ok?eheheh!

Fula, ultrapassas, levas as duas!!

Anónimo disse...

Bem, que história e que prosa. Esse C6 com uma irmã que por acaso até era preferida do xai xai na época da "ocorrência" dos 500 paus (isto é linguagem de "carecas") é o gajo que aqui deixa um comentário de quando em quando e que já foi vizinho do JB e do postador ?
eheheh

Anónimo disse...

C6!? Ohhh...que desilusão...Já vi com voçês nunca vou saber quem és.
Pensava que eras próximo da minha zona. Que te conhecia.Assim nada feito não dá para me 'enturmar'... Neste momento afastada, N.Zelandia, ainda se torna mais dificil identificar.Talvez quando passar por aí agora no Natal, consiga refrescar a memória!

joão belo disse...

o que para aqui vai!

xai xai disse...

joão belo: isto dos computadores está cada vez mais evoluído. já reparaste que os teclados na nova zelandia já têm caracteres portugueses.... eheheehe.

Lobita disse...

até têm cedilha para o "c" de "vocês"...

Anónimo disse...

Patózinhos...nçao sabem regular o teclado? sofware people sofware...
Perguntem ao vosso técnico ele leva-os a viajar!eheheheh!
Mas acho muito estupido estas entradas novas em inglês (lEAVE YOUR COMMENT, ETC) qual é a deles?
Isto não é Portugal?

xai xai disse...

não gostam destas entradas novas em inglês? eu pensava que dava um certo style... como é estrangeiro... [ai se o Eça me ouve]
quanto ao teclado neo zelandês, claro que não interessa nada, peço desculpa, por vezes dá-me para ser exibicionista e armar-me em que sou muito esperto, mas sou muito burro!!!...
anónimo: estavas com o teu portátil português, eu sei... eheheeeh!

Anónimo disse...

hey olivamos.blogspot.com owner discovered your site via Google but it was hard to find and I see you could have more visitors because there are not so many comments yet. I have found site which offer to dramatically increase traffic to your site http://traffic-for-your-website.com they claim they managed to get close to 4000 visitors/day using their services you could also get lot more targeted traffic from search engines as you have now. I used their services and got significantly more visitors to my site. Hope this helps :) They offer most cost effective services to increase website traffic at this website http://traffic-for-your-website.com
To your success James