segunda-feira, 21 de abril de 2008

O Cheira Mal



[imagem retocada pelo Beira]

19 comentários:

Anónimo disse...

...Em 2008 é dos poucos cafés dos Olivais onde se pode beber um café e fumar um cigarrito...

Dacosta

benguela disse...

Só reconheço o “freak”... o cão.

xai xai disse...

também "poli" muitas esquinas (será distinção geracional?), mas esta esquina em particular não sentiu o meu "afago" mais que uma ou duas vezes.
Em outras "Lisboas" que o Fula bem conhece, posso garantir a enorme qualidade do envernizado...

bolama disse...

só reconheço o "meu" cão ...

maria correia disse...

Não consigo reconhecer ninguém, o que não quer dizer que não pudesse reconhecer, caso a qualidade da foto permitisse o reconhecimento...Bom, reconheço uma época, isso sim...o Cheira-Mal ou Rescumenga --e acho que ainda tinha outras designações --é um clássico dos Olivais. Aí fui muitas vezes tomar um sumo,café,uma cerveja e, claro, comprar tabaco...embora também frequentasse o da outra esquina, o famigerado Tó(era mais frequentado por «queques» mas depois tudo se misturou....Do Tó guardo a boa recordação da papelaria onde comprei tantos cadenos para a escola e para escrever Diários, onde religiosamente comprava o TINTIN todas as semanas e, mais tarde, o SETE, de boa memória...a meio, a merceeiria do senhor Fernando, a drogaria de já não me lembro o nome, a padaria e um talho...a senhora de costas lembra-me alguém...no fundo, tão bonitos que «nós» éramos...

benguela disse...

A merceeiria do Careca, a drogaria do D. Rafael, o talho do bigodes e a padaria do badocha... não confundir com o outo, o filho do Tó... o Chai... mite.

Rua Cidade de Inhambane disse...

Tb não consigo reconhecer ninguém, mas...está tudo nublado...não vejo nada!

Hum... bengas...essa é que eu não sabia, faltava descobrir algumas carecas...hum (nenos uma)!

Rua Cidade de Inhambane disse...

Ah reconheço o cão!!! Ladrava muito e por vezes eu tinha medo dele

Rua Cidade de Inhambane disse...

..e não é nenos mas menos ;)

maria correia disse...

Obrigada, Benguela!

Sim, sim, Badocha, Sr. Rafael, Bigodes...o filho do Tó não abriu depois o Tosta?

benguela disse...

não, foi o primo, o Pedro, filho do ervilha, que depois vendeu ao tio, o Gorge, e que mais tarde comprou o mete nojo ao Pinto... e que vendeu aos que agora lá estão, por sua vez o Gorge vendeu o Tosta e comprou o Belo Horizonte... ainda posso confundir mais isto, porque entretanto o Chai comprou um café em Benfica que depois vendeu para comprar uma padaria na Encarnação que entretanto já vendeu...

benguela disse...

E não abriu a Tosta, aquilo já estva aberto, comprou a um dos fundadores...

maria correia disse...

Lembro-me vagamente do tal primo...e o Belo Horizonte ainda existe? Era ao pé do Bosque, não era? Lembro-me de ir levar os miúdos ao Bosque e de tomar lá o pequeno-almoço...mas lembro-me muito bem do Belo-Horizonte do antigamente...e do mini-mercado Canguru..já agora, no Largo do Sorraia também havia umas belas prendas: O Cabeça de Touro e um outro que depois foi todo arranjadinho...e lembro-me de um corvo que estava sempre ao pé do...cabeça de Touro???E, claro, o finíssimo Sorraia...(rico bolo-rei, ainda hoje lá o compro)...

benguela disse...

Lembro muito bem esse corvo, era na tasca "Flôr do Minho" que o passarão habitava... estava sempre ao cimo daquelas escadinhas laterais ou em cima do muro,com um cordel atado a umas das patas, um dia ia eu a subi-las e o sacana, o filho da mãe, o cabrão do corvo atacou-me e furou-me um braço e uma perna em vários sítios...

Anónimo disse...

O Chai (filho do Tó) entretanto a vida deu-lhe uma volta de 360º (como alguém em tempos disse)e agora tem um café na Damaia....Mas voltou a viver (dormir) nos Olivais.



Dacosta

Anónimo disse...

inhambane, tu conheces pelo menos duas (mas por acaso são três) pessoas ali: a de costas (e encoberta na outra) foste à festa dos seus 40 anos no Palco Oriental. E claro, como eu também tinha picado cartão no encosto ao poste também conheces outro.

Rua Cidade de Inhambane disse...

Como disse, está tudo nublado, não se vê bem... se é essa que estou a pensar, continuo a vê-la, ainda esta sabado fiz um rolo de carne com uma receita dela.

maria correia disse...

Oh,Benguela,desculpe ter-lhe evocado tal recordação do corvo...eu nunca me aproximava dele, mas achava-o muito bonito e altivo...e, sim, era a Flor do Minho...

Timor disse...

Oh Bolama, o nosso cao, que isto ja aqui foi discutido (e eu ate meti o pe na argola por nao me lembrar que tinha sido contigo que o Bengas e eu tinhamos ido ao canil municipal salvar o Freak.)

Os outros nao sei, conheco um ou dois vagamente do cheira mal ou dali por perto.