quinta-feira, 10 de abril de 2008

Tertúlia às Voltas na FBP - sábado,12 abril, 15 horas .. bute lá ?


Com a participação do nosso próximo convidado nas sessões da Tertúlia, o projecto dá mais um passo significativo na sua consolidação. Se até aqui foram apresentados e debatidos trabalhos únicos (uma biografia, uma compilação de crónicas), a obra de Carlos Vale Ferraz, que conta com a publicação de vários títulos, expande-se também ao argumento cinematográfico, abrindo-se desta forma um vasto campo temático de assuntos de possível debate. Para os menos atentos tentarei enumerar a seguir alguns dos temas mais representativos. 1- A Guerra Colonial e a instituição militar.Em virtude da sua actividade profissional (Oficial do Exército Português), Carlos Vale Ferraz dedica vários livros seus à actividade da guerra, ao modo como os homens nela se comportam ou transfiguram, ou à forma como ela os marcou para uma vida inteira. (“Soldadó”,” ASP de Passo Trocado”,” Os Lobos Não Usam Coleira”)2- A interminável ligação ao continente africano. A forma como o olhar do nosso inconsciente colectivo, em virtude de 5 séculos de ligação permanente, nunca se fechou, antes se foi transmutando ao longo da História. 3- A Escrita para cinema. A Relação entre o discurso literário e o discurso fílmico.Na sequência do êxito alcançado pelos seus livros, Carlos Vale Ferraz fez já várias incursões no mundo do cinema. O seu romance Os Lobos não usam Coleira foi adaptado para o filme de António Pedro Vasconcelos OS IMORTAIS. Foi autor do argumento do filme PORTUGAL SA de Ruy Guerra. Colaborou com Maria de Medeiros no argumento do filme CAPITÃES DE ABRIL. É autor do guião da série televisiva REGRESSO A SIZALINDA, baseada no seu mais recente romance, “Fala-me de África”.4- Literatura Portuguesa.Tem uma posição muito interessante em relação à literatura que se faz em Portugal quando opõe os conceitos entre um discurso erudito, exercício de estilo e, por outro lado, aquela literatura narrativa, que conta histórias…Eis aqui alguns dos possíveis objectos de discussão na próxima tertúlia. Espero sinceramente que possam comparecer, e que gostem do resultado final. Pela nossa parte tudo faremos para que assim seja. Até lá.

9 comentários:

Anónimo disse...

Não fora o portátil ter-se avariado e a esta hora ir já a caminho da Roménia, e eu iria fazer-me o que me tinha prometido, tentar transcrever alguns passos da excelente entrevista que o Luis Osório lhe fez há alguns anos no DNA, um suplemento que o DN tinha. Carlos Vale Ferraz, ou Carlos Matos Gomes (http://avenidadaliberdade.org/index.php?content=68).

Creio que sim, que vai ser um excelente momento, como o têm sido estas tertúlias mensais organizadas por ti, tenho é algum receio que o meu mais pequeno não esteja muito para aí virado.

ele é mais soldadinhos de chumbo...

JB

Anónimo disse...

a que horas?

bolama disse...

Onde vivo o "Nó Górdio", o literal não o romanesco, é coisa de citação diária. O homem chamou-lhe Nó Cego, e acertou no nome, ao contrário do velho Kaulza

Rua Cidade de Inhambane disse...

15h
Sala Nietzsche
Tertúlia às Voltas
Conversa em torno da obra de Carlos Vale Ferraz, que vai dizer 'presente' nesta Tertúlia. A sua obra conta já com a publicação de vários títulos, expandindo-se também ao argumento cinematográfico. Um vasto campo temático de assuntos vão ser debatidos, entre eles:
1- A Guerra Colonial e a instituição militar.
2- A interminável ligação ao continente africano.
3- A Escrita para cinema.
4- Literatura Portuguesa.

xai xai disse...

Bafatá: Fim de semana fora de Lisboa, obriga-me a uma falta de comparência.
No entanto, como sou fã dessas tertúlias, certamente que para a próxima lá estarei. Delego a minha presença no Lourenço Marques que não deverá faltar.
Abraço para os dois Bafatás.

Lourenço Marques? disse...

Xaixai, aproveita bem o fds e conta comigo, acompanhado de uma oliveira em estreia (a sorte dele é fazer o favor de ser meu amigo, porque sendo da Briosa e simultâneamente simpatizante daquele clube foleiro de uma cidade fantástica à beira da foz do Douro, não tinha paciência para o aturar amanhã...)
Manias...
Abraço,
LM

joão belo disse...

já agora, os que foram, podiam contar...

Rua Cidade de Inhambane disse...

Eu não tenho muito jeito para as palavras...mas...
Devo dizer que não gosto dos seguintes temas: História e politica.
Contudo sempre deu para aprender alguma coisa e não adormeci ;). Gostei do Carlos Vale Ferraz (achei-o muito humano) e da tertúlia de uma forma geral. Fiquei foi preocupada pelo facto de sermos muito poucos, não por mim mas por ele, pois não faz muito bem ao ego, seja como for ele aguentou bem.

Rua Cidade de Inhambane disse...

Ah... esqueci de dizer que tens em alhuns blogs o resultado da tertulia: http://asvoltasdatertulia.blogspot.com/
http://colheita1963.blogspot.com/
http://vidasimplespensamentoselevados.blogspot.com/