terça-feira, 13 de maio de 2008

Migas com carne do alguidar

Lombo, entrecosto e toucinho (de porco alentejano)
Banha (igualmente do bicho acima referido)
Dentes de alho
Vinho branco
Massa de pimentão
Pão (de preferência com alguns dias)
Sal

Corta-se o lombo aos cubos grandes, o toucinho em falcas e o entrecosto aos bocados. Faz-se um piso de alho a que se adiciona a massa de pimentão, o sal grosso e a golada de vinho branco. Envolve-se muito bem a carne com esta massa e deixa-se a tomar gosto pelo menos durante um dia dentro de um alguidar. Processo este semelhante ao temperar e maturar da carne para os enchidos, daí o nome de carne do alguidar.

Numa frigideira, na qual previamente se deitou uma colher de banha, fritam-se as carnes juntamente o restos da massa em lume brando. Depois de fatiar o pão, acama-se em recipiente à parte, vertendo-lhe por cima água quente de forma a ensopá-lo. Abafa-se um pouco.

Num tacho, de preferência de barro, deita-se o pingo coado da fritura da carne e o pão húmido. No lume igualmente brando, com uma colher de pau, vão-se batendo e enrolando as migas. Estas vão paulatinamente secando até ficarem em bola.

Serve-se numa travessa com as migas ao centro e a carne frita disposta em redor. Pode-se acompanhar e enfeitar com azeitonas, rabanetes ou rodelas de rábano.

4 comentários:

Timor disse...

Migas paulatinamente secas, nao me lembro de ter comido, mas vou experimentar.

Anónimo disse...

Existe uma versão melhor, que são as migas tostadas da CR, inegualaveis, em vez de irem ao tacho de barro vão à frigideira, são incomparavelmente melhores. Um reparo a agua para molhar o pão deve ser fria. E se houver usa-se tb manteiga de pingo (só para alentejanos!). Timor já comeste as migas da CR, por isso tens a fasquia muito alta

benguela disse...

Não gosto de migas, portanto...

benguela disse...

E tu que andas aqui fazendo? A embarcação já tá a boiar?