segunda-feira, 2 de junho de 2008

tinha de vos avisar !!


JORNADA


UM JORNAL FELIZ
NUM PAÍS TRISTE

Parece-me ouvir casquinadas trocistas vindas das gargantas de alguns dos leitores que hoje, por interesse, por curiosidade ou por puro acaso, se depararam nas bancas com este seu novo jornal.
- Ah! Ah! Mais um...
Pois guarde, para já, o seu escárnio, caro leitor. Bem sei que tem motivos para certa desconfiança. Quantos jornais têm nascido e morrido, com e sem história, neste país que o mar não quer, como lhe chamava Ruy Belo.
Mas nós, que nos deitámos à aventureira tarefa de fazer o exemplar que está neste momento nas suas mãos, não acreditamos em fatalidades. Somos pelo direito à indignação, mas não temos direito à resignação.
Acreditamos em nós e em si: na nossa capacidade de fazer algo diferente; na sua vontade de ler e no nosso gosto de escrever, de ir à procura de notícias, de contar episódios e lembranças, de analisar, comentar, criticar tudo o que vemos e ouvimos, com lealdade, com verdade e com o desejo de esclarecer e de ser útil.
Não sei se, no mundo de hoje, está ou não tudo inventado. Mas não está, certamente, tudo re-inventado. Queremos um jornal que seja uma placa giratória de temas, ideias e opiniões, de pessoas dos mais diversos quadrantes, gente famosa e anónima, homens e mulheres próximos ou distantes daquilo a que se chama a Grande Imprensa.
«Jornada». No local em que escrevo, aqui à Av. Rio de Janeiro, em Alvalade, viveu José Gomes Ferreira, escritor, poeta, até músico. Entre as muitas obras de Fernando Lopes Graça musicadas sobre poemas de Gomes Ferreira há uma, talvez a mais conhecida, chamada «Jornada». Começa assim: «Não fiques para trás, oh companheiro».
Companheirismo: também é disto que trata esta missão de jornalistas que, como escreveu um dia Alfredo Farinha, com quem tive o prazer de trabalhar e aprender, «é ir à procura da vida no meio da vida, ir ao encontro do acontecimento onde ele aconteça, conhecer os problemas dos homens, devassar os segredos das coisas desconhecidas e saber a razão dos êxitos e dos fracassos da sociedade».
Foi, portanto, na casa em que viveu Gomes Ferreira que nasceu a «Jornada».
Será longa esta jornada, por vezes juncada de escolhos. É preciso coragem para continuar a caminhar num país parado. É preciso teimosia para se ser feliz num país triste. Acreditamos que o trabalho sério pode ser divertido. Queremos que, ao pegar neste novo jornal, se divirta a lê-lo ou a folheá-lo como nós nos divertimos a fazê-lo. E que pense e contribua. Que isto seja um diálogo e não um monólogo.
«You’ll never walk alone», cantam os adeptos do Liverpool. Quem já os ouviu, em Anfield, sabe como é arrepiante. Como nunca a dupla Rodgers e Hammerstein, que compôs, em 1945, o tema para o musical «Carousel» o terá provavelmente imaginado.
«Porque nenhum de nós anda sozinho/E até mortos vão ao nosso lado», canta-se em a «Jornada» de Gomes Fereira/Lopes Graça. E o poema foi, também ele, escrito em 1945.
Há sempre momentos em que o futebol e a vida se confundem.
Não andaremos sozinhos. Contamos consigo!

Afonso de Melo

60 comentários:

Fulacunda disse...

Eu sei que a pergunta é em si evasiva, pois todos temos a ver uns com os outros e tudo tem a ver com todos, mas ainda assim, e mesmo arriscando que tu, Bafatá, entendas isto como um gesto pretensioso de quem vem para aqui querer definir as “regras da brincadeira”, e mesmo reconhecendo que é desagradável formulá-la assim e aqui, ainda assim arrisco perguntar:

Que tem a “jornada” a ver com os olivais? Que tem o seu editor(?) a ver com os olivais? O Afonso de Melo era olivalense? Então as minhas desculpas, até envergonhadas. Não era? Então não entendo o que justifica esta divulgação aqui.

Definitivamente não concordo que este blog (e quero deixar claro que me manifesto enquanto autor, na qualidade que é comum a todos nós e que deve ser usada com transparência e que vale apenas o que vale), cujo título não traz qualquer dúvida à interpretação do seu conteúdo, seja por vezes utilizado como placard noticioso de iniciativas que, por mais louváveis que sejam, nada têm a ver com o blog e nada têm a ver com os Olivais, ou as suas gentes e memórias.

E toma lá um abraço JJ

bolama disse...

O AFonso de Melo é um olivalense da mais elevada estirpe, viveirense de primeira hora, já foi aqui aventado, provocado e até esperado...

http://www.google.com/search?sourceid=navclient&ie=UTF-8&rls=WZPA,WZPA:2006-28,WZPA:en&q=afonso+de+melo+olivesaria

Tem, e já tinha há três décadas, o defeito de uma lampionice incurável. Mas, infelizmente, isso não lhe retira o olivalismo

Fulacunda disse...

lá está ...er.... como tinha dito ... pois ... as minhas desculpas ....er.... envergo..nhadas

(estimo em ler-te bolama, e ainda por cima a defener um lampião, quem te viu e quem te vê)

Anónimo disse...

lembro-me bem deste prédio. vivi muito perto e recordo-me que uma das coisas que achava graça em lá viver era o de, sempre que ía ao pingo doce, poder rememoriar o grande poeta. quanto à Jornada, gostei do manifesto de intenções, vou procurar nas bancas. e é como diz o Bolama - e reconheceu o Fula - o Afonso é um olivalense e viveirense de sete costados!

bafata disse...

fula: para começar devo dizer que estou inteiramente de acordo contigo . Este blog é Olivalista/ense/ês e mainada! Trouxe este post porque o Afonso além de ser dos nossos e bem nossos, é uma figura que admiro na escrita, já desde o tempo em que escrevia do melhor que aparecia n'A Bola. Mesmo quando aqui referi uma Tertúlia com o Zé Pedro/Xutista, fi-lo porque ainda que do norte ( ;-) ) é Olivalense.

Saudades de por aqui escrever, e no entanto vou enchendo o papo de histórias e memórias vossas/minhas....
Abração a todos ...

Bafas

Anónimo disse...

Fulacunda: por vezes é melhor estarmos calados...indagar primeiro e opinar depois sempre foi a melhor "táctica". Não faz bem à saúde ser fundamentalista e arrogante... assim morres cedo!!
Bafatá: foste cordial, diplomático e educado na tua resposta. Eu dificilmente responderia assim. Um exemplo para todos...

Não assino porque não sou dos Olivais poderia inventar um nome mas iria dar no mesmo, apenas leio de vez em quando porque conheço algumas pessoas (aí umas 3)que escrevem por aqui. Posso continuar a visitar-vos ? e comentar? já há um pouquinho de tolerância Fulacunda ?

Fulacunda disse...

anónimo/a,

não sejas idiota.

conheço o bafatá há mais de 30 anos e não tenho paciência para tentar explicar a um tipo que não conheço / não se faz identificar e que vem para aqui "picar" a diferença entre arrogância e trato familiar em discurso aberto entre amigos e entre fundamentalismo e a necessidade de mantermos com o mínimo de coerência um espaço comum que tem de ser preservado ...

... sobretudo ao abrigo de gente maliciosa que vem para aqui com a simples intenção de provocar uns e adular outros

Fulacunda disse...

E claro que podes continuar a visitar este blog (desculpa a arrogância de responde por todos, e comentar, e receber as respostas que ‘democraticamente’ te são devidas (mesmo as mais fundamentalistas como as minhas)

Anónimo disse...

Hummmm, idiota ? eu ?
não tomo as dores de ninguém... apenas não gostei da tua atitude e continuo a não gostar... a tua resposta adequa-se ao perfil por mim traçado.. és arrogante e prepotente !! não me respondas mais... enterras-te até ao pescoço. ahh e obrigado pela gentileza, não sendo eu dos Olivais, de poder continuar a comentar e a ler-te ! :)

Fulacunda disse...

Dasse, quase 5 anos nesta coisa do palavra-aqui-palavra-alisempre pela sombrinha, tudo na calminha, e logo tinha de me sair agora um troll ao caminho.

olha anónimo/a faz como quiseres. comenta. lê à vontade. chama-me tudo, que eu mereço. ou não faças nada, só para me contrariar, ok?
é preciso é que não fiques chateado/a e eu não me enterre mais nesta minha prepotência!

até nisto tenho um feitio execrável não é? tu a pedires-me delicada e cerimoniosamente que não comentasse e ainda assim, eu incapaz de me conter, a atrever-me a responder ein? e logo num blog onde pelos vistos nem posso dizer o que acho sem ser por manifesta arrogância.

eu se fosse a ti propunha a minha imediata exoneração como autor para tu poderes aqui vir e ler apenas aqueles de quem gostas. fica a ideia.

bolama disse...

Ó Anónimo que perguntas se podes continuar a visitar e te ofendes quando te dizem que sim. E que explicas porque és anónimo. E que conheces algumas pessoas. E etc e tal:

vai levar na peida

Anónimo disse...

Oh "Anónimo" põe lá o nariz de fora...assim não tem graça.

benguela disse...

Peida (não podia perder uma oportunidade destas para escrever peida) rima com eira, eira com sol, chuva com nabos... hummm, vai tudo dar ao mesmo anónimo!

(três ao burro, buro ao chão)

Fulacunda disse...

Estás a ser um bocado prepotente Bolama. Quando muito sugeres, e só isso.

bolama disse...

Acho que me precipitei, desnecessariamente, no meu comentário anterior. E numa onda marginal ao espírito convivencial do Olivesaria.

Anónimo - ainda por cima conhecimento de alguns de nós, oliveseiros - retiro, com desculpas, o impropério que acima te enviei.

bolama disse...

Fulacunda, por vezes discordo de ti, como neste post. Podias ter feito de outra forma a tua questão, acho.
Por vezes concordo contigo. Como o apelo à calma que aqui em cima me dirigiste. Obrigado

bolama disse...

Anónimo:

e se fosses levar na peida?

Fulacunda disse...

Epá, este gajo ....



cada vez está mais intratável!

xai xai disse...

Anónimo: já viste este campeonato de "amigo-corporativismo"? Claro que tens razão, o Fula excedeu-se "escreveu correcto por exemplo torto".
Eu também conheço duas ou três pessoas que não são dos Olivais, estamos Kitos (opps, desculpa lá, ó Mamadu!). Se fosses tu a anunciar a "viagem" onde se leva na eira (é isso, não é Bengas?), formavasse logo uma OliKGB para te procurar e enviar para um OliGulag. Como fomos "nós", está tudo bem. Há 30 anos atrás eras corrido à pedrada (da calçada, vulgo basalto), assim, sobrevives para voltar a comentar. Comentar, mas só se for para discordar.

Fulacunda disse...

pois eu sei, fui um bocadinho 'arrogante', 'prepotente' e 'fundamentalista' como diz o/a anónimo!

Sugiro mesmo que leiam outra vez o meu primeiro comentário se quiserem ainda ficar mais revoltados. Estou até envergonhado com a falta de educação e elevação que transparecem do mesmo.

Prometo que doravante escolherei com mais cuidado as minhas palavras e nunca levantarei interrogações sobre os desígnios do blog em público.

Anónimo disse...

Tanto cabelo

pedro venâncio

Anónimo disse...

pois, mas eu cá gosto é de sardinhas!

Fulacunda disse...

é verdade oh Bill, sobre as sardinhas. 4ª , 5ª e 6ª da próxima semana temos sardinhas, todos os dias!
depois falamos

Anónimo disse...

eeeee.... o que "práqui" vai !! está bonito está ! não quis chatear ou ofender ninguém e de certo que não desci o nível como vocês o fizeram. Lamento tudo isto. FUI e não volto...para regozijo do Fulacunda ! só mais um conselho para ti ...não leves tudo tão a sério...nem ao blog e muito menos a ti !
Beijos a todos

Fulacunda disse...

Ufff

benguela disse...

(este anónimo deve ser de benfica)

Fulacunda disse...

(mas dá bons conselhos)

Anónimo disse...

Lamento o baixo nível desta caixa de comentários

Outro Anónimo - que também "não quer chatear nem ofender ninguém"

Anónimo disse...

A minha solidariedade ao Anónimo de Benfica

Anónimo Arrogante e Prepotente

Anónimo disse...

Estou farto de comentários anónimos

Anónimo (Que Também Conhece Duas ou Três Pessoas Que Aqui Escrevem)

Anónimo disse...

A carapuça é para quem a põe.

Fulacunda disse...

Perdão, mas aqui o "arrogante e prepotente" sou eu. Há muitos outros fatos de anonimato para vestir, que este já eu vesti.

ah, e acrescento que eu não sou lá muito anónimo mas também não quero chatear nem ofender ninguem.

Anónimo disse...

Eu concordo com o anónimo que releva o baixo nível a que chegaram estes comentários. Favor porem post novo para subir de novo o nivel dos comentários

Anónimo disse...

Embora também concorde com o Anónimo (Que tem A Sorte De Conhecer Duas Ou Três Pessoas Daqui), quando ele diz que já está farto de comentários anónimos.

Anónimo disse...

só para dizer que o Anónimo de cima era eu

Anónimo disse...

Eu disse que não voltava mas não resisti ! já me fizeram rir até às lágrimas é bom ver que o bom humor voltou...
oh fulacunda porque é que não crias uns estatutos do blog ? assim todos poderiam ficar a saber o que podem escrever, quem o pode fazer, fotos autorizadas, quando, o tipo de letra, cores etc... talvez assim já não terias de discriminar posts que segundo os TEUS critérios não são adequados.

Já agora anónimos, vocês tb se podiam organizar tipo "anónimo 1º, 2º.." ou a) b) c) ou Alfa, Delta Gama...para sabermos que boca é para quem ! tb podia estar previsto nos estatutos.

Anónimo disse...

eu cá não tenho estatuto para ser anónimo... mas o que eu gosto mesmo é de sardinhas.

Fulacunda disse...

oh anónima,
já tiveste o teu momento de destaque e como foi notório recolheste a admiração e a concordância de todos. por isso, antes de ser expulso deste blog deixa-me que te pergunte se
não achas que já chega?
é que se é para voltar ao princípio eu (re)começo então ...

não sejas idiota!

(e toma atenção, porque a seguir a mesma sequência o que se segue agora é uma sugestão do Bolama de algo para tu praticares durante todo o fim-de-semana)

Anónimo disse...

Lá se foi o bom humor... que pena Fulacunda ! não conseguiste manter o nível :(( estava tudo a correr tão bem, na maior galhofada !
tanto rancor faz-te mal... e tens razão, já chega ! vai tomar um Xanax ou fumar qq coisita para te acalmares. FUI...é desta. Beijos e abraços a todos

xai xai disse...

Fui passear um bocado e volto com a caixa de comentários neste estado lastimável.
Vamos pegar na vassoura e no pano do pó e voltar a pôr isto num brinco, apesar de preferir a casa desarrumada do que com teias de aranha...

Anónimo disse...

Agora censura? És um ditador prepotente ó xai xai ... Quanto à lista de anónimos que aqui se propôs vamos mas é a ter calma. O primeiro anónimo aqui sou eu, o Anónimo. Os outros que entrem na fila

Anónimo disse...

Concordo que o Fulacunda agora esteve mal, o anónimo já estava numa de pacificação e o xavalo das vivendas desatinou outra vez
Anónimo I

Anónimo disse...

Com isto tudo vocês aí da olivesaria deviam estar todos contentes e até orgulhosos, foi a primeira polémica provocada pelo novo orgão de comunicação social, o já prestigiado "Jornada"

Anónimo verdadeiro

Anónimo disse...

Com isto tudo quem sai a ganhar é o anónimo que ganha celebridade instantaneamente. Sortudo

Anónimo originário

Anónimo disse...

(e pensar que há senhoras de família que vêm a este blog)

Anónimo disse...

quem sai aos seus (olivalenses) não é de geneve

Anónimo

Anónimo disse...

o penúltimo comentário é meu

anónimo

[e não tenho nada a ver com o último, alguém me está usurpar o nome. É a chatice dos blogs ...]

Anónimo disse...

chamaram-me?

anónimo

bolama disse...

Algum administrador pode fechar esta caixa de comentários? Já chega de parvoíce

Anónimo disse...

Estes gajos das vivendas têm maus figados pá! O fula está fulo!

Anónimo das vivendas - a fingir que já não tem nada a ver com esse gajo

bolama disse...

Isto não é motivo para brincadeiras Fulacunda. O tom está muito desagradável. Isto é um blog de amigos, e a culpa é, em parte, tua

Anónimo disse...

ó bolama, és um idiota.

Falso anónimo

Fulacunda disse...

vamos com muita calma

1. concordo inteiramente contigo Bolama, o tom está muito desagradavel.

2. a culpa é em parte minha, embora continue a não admitir que venha alguém anónimo dizer-me como hei-de comentar num blog onde participo e que se ponha a dizer num tom superior que eu sou isto e aquilo sem me conhecer de lado nenhum. fiz-me valer das minhas razões, e continuo a achar que de uma forma civilizada, desde o meu primeiro comentário.

3. a culpa é também em parte tua Bolama

4. a culpa é de todos os comentadores que contribuiram para esta caixa de comentários de forma anónima, incluindo eu, e tu

5. a culpa é dos outros comentadores que de forma anónimo procuram fazer correr este processo de infestação que definitivamente não me agrada também

Estou 100% de acordo contigo. Algum administrador que iniba esta caixa de comentários

benguela disse...

Os comentos estão conadesbloqueados... quem quiser sarda em vez de sardinha... chegue-se à frente.

Fulacunda disse...

(pronto!! oh bengas, mas quantas vezes eu já te disse que em noite em que vamos à bilharada não podes depois vir à net ein?! diz lá, quantas vezes?)

Fulacunda disse...

tu já viste pá? tanta indignação, tanta declaração que isto era censura e sei lá mais, e agora tudo mudo

não te cabo o cargo, aturar esta gentalha não deve ser pêra-doce

Fulacunda disse...

o "cabo" do "cargo" é para ser lido esgazeadamente, até que soe a "gabo", pois assim é que estará bem

(então Xai, seu sindicalista, nem tu?)

Anónimo disse...

eu lá em cima queria dizer "desconabloqueados" e não o que lá está... foi do bilhar!

bolama disse...

Acho insidiosa a reabertura desta caixa de comentários. É um apelo à baixeza comentarística de cariz anónimo e ao "insultismo".

Anónimo disse...

proooonnto, outra vez trancados... democraticamente (gregos e troianos)

e não mexo mais.