quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Hei-de colocar também aqui uma fotografia de Monserratte. Uma coincidência, ontem. Estava a dançar e de repente apercebo-me que o meu par era dos Olivais. Desenrolando o fio da conversa apercebo-me que era a Luísa, há vinte e tal anos, estaríamos em 82, tinhamos feito parte do mesmo grupo do Tó. O que nós estamos diferentes para, na proximidade de um volteio na pista de dança, já não nos reconhecermos. Começámos a soltar nomes, os Dustra, um grupo de música formado pelo Zezito, o Abílio, o Fernando Guê, entre outros. Eram os Beatles dos Viveiros. Ainda me lembro do baixo que o Abílio comprou com o dinheiro do primeiro ordenado de carteiro. E depois ao chegar a casa, vou à caixa das fotos, lá estava, os nossos passeios em grupo até Monserrate, onde ficávamos toda a tarde deitados na relva a benzer a vida. E agora, ao ler o post da Timor sobre o Nuno Lemos , ao lembrar-me da fotografia linda, alucinada dele lá para trás, sinto uma indisfarçável ternura pela forma como crescemos uns ao pé das histórias, dos dramas, até das lágrimas uns dos outros. E um pouco como aquele velho do poema de Manuel da Bandeira que, da cadeira da barbearia, ao ver passar o cortejo, encurvava levemente a nuca sem saber a que morto se curvava, também eu resolvo não encher a caixa de comentários do post anterior com as minhas banalidades sobre a morte dos outros, deixando-o apenas para os seus amigos. Se até para mim que o via de longe ele é ainda, no seu geito meio alucinado, destemperado, uma memória tão forte de um misto de prazer e loucura de viver, o que não será para os seus amigos de rua, de vida.

4 comentários:

Rua Cidade de Inhambane disse...

O Abilio toca em várias bandas com esse ou outro baixo, valdez e as piranhas douradas, Figuinhos da Mina, entre outros... foi à 2 semanas para marselha, por tempo indeterminado.
Zezinho e Fernando estive com eles há 2 anos na festa da rosinha e camy ( seus 40 anos ) em que ambos os grupos tocaram...tenho uma foto com eles, depois mando (não estou no meu computador)

Timor disse...

Obrigado Joãozinho. E que andavas tu a fazer a dançar à terça feira?

joão belo disse...

eu só não danço à segunda, porque é dia de cinema mais barato. :)

Vila Pery disse...

Não admira que seja bom dançarino... pelos vistos está sempre no activo!