sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Amêndoa - Passagem de Ano 82/83

Só passaram vinte e quatro anos, parece que foi ontem. Uma passagem de ano na Amêndoa, uma terreola perto do centro geodésico de Portugal.







A S., o J., Eu, o J., a R., o C. e o J. N., longe da civilização.




10 comentários:

Anónimo disse...

Beira, lá em baixo num post sobre o Estádio Maracangalha há um (atrasado) comentário sobre a dinastia Van Dunen Barrigana.
Moçâmedes mete isso em registo ampliável, para se verem as pessoas pá

Fulacunda disse...

Olha eles todos!!

este carocha era o do fuzileiro. (já agora, fiquem sabendo que sim, que os carochas também capotam.) mas veio-me ao vê-lo à memória um outro, e de cena com ele que não mais esqueço.

o Jenny comprou um destes mas não tinha carta ainda. logo, em viagens maiores cravávamos a malta mais velha para nos levar, e claro que ningem se fazia rogado. o carro era verdadeiramente velho e posso certificar, pasmem, que até um carocha pode envelhecer para além do recomendável.

um dia lá fomos de condutores emprestados até ao guincho. O toinas ao volante e o ju (que era um rapaz avantajado para mais de 120kg no lugar do pendura) - fixem este pormenor que vai ser relevante. atrás o dono do carro, inquieto sempre com a condução, eu e o irmão do fuzileiro, que estavamos mais numa de praia a bem dizer.

av. do brasil e aquele barulho típico de aquário engasgado que tais bólides faziam sempre, a asseverar-nos que tínhamos para muitos mais quilómetros. passamos o campo grande, ladeamos o relvado da cidade universitária e logo ali no "S" um de nós, de mecânica mais entendido a dizer que aquilo estava a fazer uns barulhos de caixa (os barulhos eram sempre de caixa e as desafinações dos carburadores (moçâmedes, lembras-te do 2cv em que andámos a dar um jeito nos platinados e a afinar o carburador lá em armação de pêra e que acabou a fazer para aí uns 30 lt aos 100km?)). e uns que sim, e outros que não, e outra curva e agora mais nitido o toc-toc-toc. lá em cima na curva a 180º o toc-toc parou, o carro tambem. inclinado. tinhamos perdido a roda.

toca de sair tudo e ir rua abaixo à procura das porcas. algumas teses depois sobre discos de travão e semieixos entortados, lá nos enfiámos todos dentro daquilo e lá partimos com duas porcas na roda que havia de aguentar.

E aguentou. um brinquinho

(praia, comes, bebes e adeus ó vamos voltar, marginal afora)

snfi snif, quem é que está a acender um charro e não diz nada? aqui não, e deixem-se de coisas. mais à frente, um foda-se que se abriram (era o cheiro do tapete de borracha que estava por baixo do banco traseiro (para quê já se vai ver)) eu não fui, vai tu., e tal e a coisa sempre a andar a fingir de aquário engasgado. e o calor que estava ein, eu a dizer para o do lado, que um gajo nem se hvia sentado. e pois é confirmava ele, que isto está fogo ... e vrummmm, labaredas pelo meio das pernas, a sairem debaicxo do banco onde estávamos.

pára foda-se, pára. tem calmaque isto não pára assim. e o irmão do fuzileiro a sentar o rabo quente já sem conversas empurra o banco da frente (daquele menino de 120 kg) e esmaga-o contra o vidro, abre a porta e pimba, bora embora. e eu nem um ai que já lá estava também a rebolar-me com ele no alcatrão. O carro a seguir mais uns bons metros, a parecer um fogareiro.

mas a roda não se soltou, era mesmo um bom carro, dizia ainda o jenny. a roda não se soltou mais.

(só naquele tempo é que se guardava uma bateria debaixo do banco detrás ... com assentos de palha)

Fulacunda disse...

xiii, para o que me havia de dar.

vou mas é dormir

xai xai disse...

moçâ: brigadinho por este post. com toda a gente a tentar explicar-me quem é afinal o tal de lobito (ou mais propriamente o fratelo da lobita) e vai daí bastou uma foto para se me fazer luz. fiquei contente.
tás bom ó j... ....?
lobito!

Lobita disse...

Olá xaixai, descoberto o mistério? E afinal sabes sabes que estava enganda a teu respeito, soube ontem que tu não eras o tu que eu pensava mas sim o irmão dele!

xai xai disse...

lobita: como é que soubeste? parto do princípio que não foi violada a regra da confidencialidade.
certamente que não o conheces mt bem.
esta perdigota não bate com a zaquibota...

Timor disse...

Moçâmedes, pensei que a Susana já não vivesse nos Olivais nesta altura. Foi antes de partir para Africa ou numa das visitas?

joão belo disse...

pois eu também fiquei surpreendido. este maluco do Lobito ainda foi da minha turma, acho que com o Kitos, o Fula e o Chico Belchior. abraço, Lobito!

Moçâmedes disse...

Timor, isto foi antes de África. Naquela fase em ela e a Rita andavam dempre juntas para todo o lado.

Lobita disse...

A Susana deve estar a voltar, para mais uma visita, esta de Natal. Já não deve faltar muito.