quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Nota Editorial

Este blogue atingiu a maioridade e passará doravante a funcionar de forma mais aberta. A participação, através do contributo de fotos ou de textos, deixará de estar confinada aos autores registados, para se estender a todos quanto queiram participar no mesmo. Por essa razão, passará a haver uma única conta no blogue, a ser administrada, por agora, de forma partilhada pelo Fulacunda, pelo Benguela e pelo Xaixai.

A todos os autores que têm vindo a colaborar neste blogue, e àqueles que se espera venham a engrossar as fileiras destas memórias pede-se que doravante enviem os vossos contributos para o email
olivamos@hotmail.com os quais serão tão breve quanto possível afixados. Deverão nessa circunstância assinar os mesmos ou declarar expressamente a intenção de anonimato.

Contamos convosco.

16 comentários:

JPN disse...

despeço-me então do meu pequeno avatar, o João Belo, que aqui alimentei durante ano e pouco. foi um prazer!

Anónimo disse...

Isto está a mexer.

Fulacunda disse...

JPN, mas despedes-te porquê? eu continuo cá com o meu, para comentar e assinar os textos da minha autoria. ora essa!

Timor disse...

Também não percebi essa da abertura. Vou ler outra vez...ou talvez não

JPN disse...

despeço-me apenas do meu avatar, Fula. E continuarei por cá, apenas como jpn. embora também não tenha percebido esta da abertura, eheheheh.
:)

Beira disse...

"... de forma mais aberta."

aberta ? ? ?

Parece-me um desígnio um pouco misterioso.
Vou ver como resulta esta nova maneira de funcionar.

Fulacunda disse...

"...A participação, através do contributo de fotos ou de textos, deixará de estar confinada aos autores registados, para se estender a todos quanto queiram participar no mesmo."

xai xai disse...

Eu defendo a expressão "mais aberta" porque na configuração anterior, para iniciar a colocação de "post's" era necessário solicitar autorização a um administrador, aguardar resposta e abrir uma conta. Neste modelo basta enviar um e-mail. Em termos de barreira à entrada e é nesse plano que se enquadra a expressão "mais aberta", esta solução parece-me(nos) mais abrangente.

Beira disse...

... só o futuro o dirá.

abraço e bom trabalho


post-scriptum:
Uma mistura dos dois sistemas não seria mais interessante?

cláudia santos silva disse...

concordo com o Beira, não me apetece fazer requerimentos...

cláudia santos silva disse...

para além de que uma decisão unilateral é sempre discutível, eheh. no mínimo, quem colaborava deveria ter sido auscultado :)

Anónimo disse...

O Fulacunda não tem nada que fazer, tá visto...
Os dois sistemas! quem já estava prosseguia e quem vem de novo mandava emailo.
Mas que sei eu, nem sou dos Olivais...

Fulacunda disse...

Creio que se estão aqui a misturar duas coisas: por um lado a crítica ao novo modelo de funcionamento, por outro, a forma como essa transição foi feita.
Quanto à primeira, a razão do novo modelo, o Xai já disse tudo, acho. O que está aqui em causa é alargar uma base de colaboração que se tem vindo a esvaziar e que neste momento se resume a 5 autores e um ou outro eventual, a uma base o mais alargada possível de colaborações espontâneas, como aliás sempre foi expectativa deste projecto. O conceito de autores registados, a necessidade de alguém que queira participar ter de se registar como autor no blogue, levou a que desde praticamente a sua origem não se tenha angariado mais gente, novas vozes. Ao invés, de um total de 15 colaborações já só restam 5 e de uma pole de 4 administradores sobra 1, ao qual se pediria apenas, dada a tendência, que no fim fechasse a luz. Foi esta situação que motivou uma mudança de modelo, tomada em consideração pelos 3 administradores agora em actividade. Se para pior, para melhor, isso depois se verá, sendo que nada disto parece ser irrevogável. O modelo actual é muito simples: não há autores no blogue, ponto, quem quer participar só tem de usar o seu mail, todas as contribuições são bem-vindas, aos administradores cabe afixá-las.

Este é um blogue colectivo que já angariou em si mais de 700 post’s, todos eles autorais, e a verdade é que não pareceu claro que a exclusão de todos os nicknames pudesse pôr em causa a propriedade das autorias anteriores, ou de alguma forma vir inibir a continuidade das nossas contribuições. A ser assim deveríamos ter auscultado os autores ainda activos, evidentemente, e não o fizemos. No pressuposto de que apenas estávamos a alterar a forma de comunicar e participar neste blogue, mas em nada mudando a sua natureza ou propriedade, entendemos que não seria necessário fazê-lo. Enganámo-nos, terá havido precipitação. Essa precipitação terá fundamentalmente sido motivada por mim, pela minha impetuosidade (como alguém simpaticamente referiu), e por isso quero aqui deixar as minhas desculpas pessoais aos autores no activo.

JPN disse...

só uma ressalva: no modelo anterior já estava prevista a colaboração de não autores e ela chegou mesm a ser realizada com um texto do Mamadu.

para além do mais, mais aberta, o tanas: então se os autores do blogue só precisavam que lhes abrissem a porta uma vez, e passada essa entrada, ficavam com uma cópia da chave, e podiam entrar e sair a que horas quisessem,como é que é mais aberta uma solução que obriga o senhor administrador a levantar-se e a vir de robe à porta para abrir a porta?


mas és, és mesmo um rapaz impetuoso. como terá sido também a tua impetuosidade que deu origem ao blogue e porque és bom moço por mim estás desculpado e fico a fazer votos para que consigam dar um novo impulso ao Olivesaria, que concordaremos todos, estava meio atávico. e para isso espero que o xai xai lance algumas das ideias e propostas que já lhe ouvi e que podem vir a aumentar a participação.

Anónimo disse...

Efeito "Obama" neste blog? Viva a democracia ....
Apenas uma restrição: O PSL é dos Olivais, caso o "cara" "boste"... deletem, por favor

maria correia disse...

Puff o que eu tenho perdido..ainda bem que hoje aqui vim...