quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Já se falou aqui nos pirolitos, lembrei-me!!!




Convém esclarecer que o pirolito é uma bebida gasosa numa garrafa especial caracterizada pela existência de uma esfera de vidro no seu interior e que servia de tampa. Depois de vazia os rapazes partiam a garrafa para extrair a esfera de vidro que usavam como berlinde.

No Museu Municipal do Cadaval existe uma caixa (ou grade) em madeira para transporte de garrafas de pirolitos com a palavra “Cadaval” gravada nos topos e com divisórias para 24 garrafas. Existem ainda 24 garrafas de pirolitos. Todas estas garrafas são semelhantes mas existem algumas com pequenas diferenças. São em vidro esverdeado excepto duas que são em vidro incolor. Também a maioria tem os lábios do bocal arredondados mas cinco têm os lábios direitos. A capacidade de todas elas seria equivalente a 200 ml. Os fabricantes das garrafas deveriam ser da Marinha Grande mas existem garrafas de diferentes vidreiras. Onze têm no fundo, em relevo, a marca SB (vidreira Santos Barosa); duas têm a marca DS; duas têm a marca FG; duas têm a marca RG; duas têm a marca CP (em letras pequenas e de difícil leitura) e cinco não têm marca. Duas garrafas (RG e sem marca) têm rótulos, incompletos e estragados, com a marca “Cadaval”. Outras duas garrafas (SB e RG) também têm rótulos, igualmente incompletos e estragados, com a marca “Vilar”. Todo este espólio foi cedido por José Bernardo Nunes.

7 comentários:

Lobito disse...

Os pirolitos do Cadaval (museu Municipal do Cadaval).
É pena o mau estado dos rótulos

xai xai disse...

e o número de telefone? até eu com a quantidade de agriãos que comi era capaz de memorizar...

Lobito disse...

ÓÓÓ XaiXai queres o telefone de quem, da mana ou da Vila ?

Lobito disse...

XaiXai - Lembras-te de umas férias no Algarve em que trabalhavas no Montechoro ?

benguela disse...

Se for só com um nº. assim tipo 5, o gajo quer, se for mais do que isso esquece, dá-lhe antes um pirolito.

xai xai disse...

lobito: o telefone que está no rótulo, só com um algarismo...
quantos aos outros telefones, o da velha amiga e da pré amiga, não os posso ter comigo porque tenho uns amigos div... que mos surripiavam em dois tempos. Andam sempre à procura de filões como eles dizem...
div... de divertidos, claro...

quanto ao montechoro fica para amanhã. vou ao pavil... (opps não se podem dizer nomes) ver a fadista...

abrç. (chat style)

benguela disse...

Ah tigresa!