domingo, 9 de março de 2008

das festas, dos amigos, e do trabalho que ambos dão

Fui pretensamente ‘empurrado’ para fazer anúncio da festa. Um breve textito em jeito de apito final e talvez juntando umas palavras aqui e ali para aclarar a ideia de que se pretende apenas criar uma oportunidade para nos podermos encontrar, beber um copo, lançar conversas, rir e dançar. Nada disto precisa ser um apelo muito virtuoso, bem sei, que ou se vai ou não se irá. Mas acreditem, quando olhei para o texto que tinha acabado de escrever (ainda bem que a tempo me ocorreu nele pausar), fiquei impressionado com o tom e os significados pretensiosos que giravam em volta de um mero convite desta natureza, como se para essa circunstância me visse obrigado a declarar a amizade como um laço místico e exigente, uma série tortuosa de explicações que ninguém pediu. A amizade não é nada disso, não pode ser. Nas velhas amizades as palavras já pouco importam, dispensam-se até se ninguém para delas estiver com pachorra de fazer uso. As amizades têm de ser sítios onde nós possamos descansar, onde possamos falar do que quisermos, se quisermos, mas sobretudo têm de ser espaços honestos, vozeirados anos a fio, onde até os próprios silêncios sabem falar … as amizades são coisas simples e se fossem textos nunca seriam longos e justificados como aquele que em bom tempo acabei por apagar ou como este agora parece querer vir a tornar-se. Deixemo-nos de grandes prosápias, que aqui o que importa é que venham, que os amigos venham, e que os outros que também vierem amigos se tornem.



Data: 15 de Março, já se sabe, pela meia-noite ou assim

Local: Fábrica do Braço de Prata

Bar aberto ... e 10 euricos (porque 'vinho tirado é vinho bebido' e as uvas estão pela hora da morte)


Ah, e por favor não deixem de ir ali ao lado esquerdo assinalar se pretendem ir. É anónimo não traz qualquer compromisso e ajuda a logística. A comissão organizadora agradece.

33 comentários:

Anónimo disse...

Sounds great...! Maybe...
Grupo de anónimas, depois do sinal positivo da comissão organizadora, assinalarei.Remembering Olivais...

Rua Cidade de Inhambane disse...

E a sala??? Essa do bar aberto é indecente... eu estou a conter-me na bebida e tenho andado tão direitinha!!! Lá vou ter que ir e voltar de taxi!!!! É que 4 cervejas já incomodam o balão!!!

Anónimo disse...

Eu cá não sou dos Olivais e o pessoal que conheço é de ALfragide, mas não sou bairrista e vou. Vou só pelo prazer da festa e de estar com os AMIGOS, sejam lá eles de onde forem, que esta coisa da amizade, cá para mim, não tem fronteiras.
ALEX

benguela disse...

Ena pá! já vão 14...
Tu tens jeito, tanto para enquetas como para anúncios...

Fulacunda disse...

que queres, sou um emotivo!

Fulacunda disse...

inhambane, sala? qual sala? aquilo vai ser na cave. (uma festa na sala, onde já se viu)

Alex, alfragide? ... humm... já confirmámos o certificado de afinidade. as portas estarão escanqueiradas

maria correia disse...

Ora talvez seja desta que vos vou conhecer...vamos ver como me correm as traduções...se conseguir tempo, irei...

Rua Cidade de Inhambane disse...

Fulacunda tenho ido lá quase todos os fins de semana e já assisti a festas nas salas por isso não era nada de outro mundo (apesar de achar que a cave é uma sala). Esse acordo dos 10 euros faz com que mais ninguém entre? É que tenho visto lá festas em que se entra na boa e paga-se o que se consome

Fulacunda disse...

maria correia, venha sim que faz parte do blog e do bairro (e dizem que traduções a partir da meia-noite fazem mal à vista)

inhambane,
claro que sim, bem sei que por lá há festas em salas, quase sempre até ... estava ironizando tendo por base as festas de bairro, as que me ficaram quase sempre eram em caves ou garagens.

quanto à questão dos acessos ainda bem que tocas no assunto. a ideia não é criar um evento público, pelo que não tem sentido que alguém entre por ali dentro se nada tiver a ver com a festa. claro que não vamos meter uns tipos do culturismo à porta, mas se for preciso chama-se o moçamedes! e para evitar essas "intrusões" é que se pagará obrigatoriamente à porta. além do mais, a ideia não é ganhar dinheiro com aquilo, mas percebe-se que é preciso pagar uma avultada verba que será gasta nas bebidas. os 10 euros, não sendo muito significativos, desencorajarão os transeuntes de circunstância, e ao mesmo tempo ajudarão a cobrir as despesas várias (sala, musicas, bebidas, etc), que com esta idade já custa fazer horas extraordinárias para pegar prejuízos.

bolama disse...

eu não vou, tenho outro programa

Fulacunda disse...

fico com pena. tínhamos convidado o RAP e o Badaró a pensar em dois dedos de conversa contigo Bolama. fica para a próxima então (marcas tu a data de conveniência ... a sério)

Fulacunda disse...

Bolama, e já foste clicar ali no enquetezinho a dizer que não vais, já?

(foi o bengas que me deixou pô-lo, não tenho cupla)

benguela disse...

O gajo comprou-me... com uma garrafa de aguardente vinícola e uma sapateira, não tenho culpa.

Rua Cidade de Inhambane disse...

Espero que não seja a percentagem do enquete que vá originar a decisão pois a mesma pessoa pode votar várias vezes

Fulacunda disse...

Inhambane, peço-te que não confundas quem vem para ser esclarecido. a decisão, ainda que frouxa, está tomada há muito tempo!
no dia 15 haverá opípara festa ... na cave

maria correia disse...

Obrigada pela gentileza, Fulacunda...lá tentarei ir...afinal, é mesmo aqui ao pé de casa, quase...

bolama disse...

já afixei, contrafeito, que "tenho muita pena (?!) mas não vou". não indicarei nenhuma data subsquente, já que não houve a atenção de me consultarem sobre esta - há que ter atitudes quando são necessárias.

espero que os 10 euros sejam bem gastos

Fulacunda disse...

eheheh ... adoro os teus joggings de mau feitio

Anónimo disse...

desde o bilhar a data já se alterou, no entanto e após uma série de negociações, podem contar comigo e mais algumas pessoas, talvez 10.
Um abraço a todos,
Rio

Nota: já assinalei no "enquete"

bolama disse...

Gostava de saber como é que se mantem o anonimato bloguístico no meio dessas festas. Como vão evitar "sim, eu sou o fulacunda dos enquetes", "olá, posso-t(lh)e oferecer uma bebida, eu sou o benguela", "cangalha, mara cangalha", "de certeza que me conheces, eu sou o LM!" "Quem?" "O Lourenço Marques." "Ah, nunca ouvi falar" e então e tu? "eu vim da província ...", "Eu rio-me de ver tão João Belo neste espelho" e tudo isso.

Haja respeito pela olivesaria, é o apelo.

Fulacunda disse...

bolama pá, o pessoal conhece-se todo. era uma brincadeira contigo, não ligues. prometo que tiramos fotos na festa do faceus para tb tu ficares a saber quem é quem

Fulacunda disse...

(para que não fiques mais desconfiado devo dizer que o 'faceus' não é mais um anónimo, foi mesmo o meu fraco latim a a despachar letras)

xai xai disse...

p.f. reforçem os stocks.
o rio de janeiro quando ameaça que vem, não vem sozinho, traz uma sede cá d'um tamanho...

Timor disse...

Tambem nao posso ir, mas estou com o Bolama: tanto esforco para manter o misterio da cor das azeitonas e vem voces dizer que afinal se conhecem todos. O que ira pensar a Maria Correia? Eu so conheco uns poucos e nem tenho a certeza. Podiam ir mascarados ou recusar identificar-se ou trocar de nomes. E bolos, ninguem leva?

Longe vao os dias em que nos chamavamos todos Teresa.

E que e feito da Lobita?

Anónimo disse...

Todos Teresa? eu nunca fui nisso,sempre afirmei a minha verdadeira identidade

Pedro Venâncio

benguela disse...

(humm... eu cá não sou de intrigas, mas um gajo que afirma a sua verdadeira identidade... tá a abichanar...)

maria correia disse...

Fez-me rir, Timor...se for, levo um cartaz com o meu nome e com espaços...assim, quem quiser pode ir assinando : Benguela, Fulacunda, Rapariguinha...Anónimo 1, Anónimo 2, Anónimo 3...

Fulacunda disse...

Xai: há companhias que valem bem a sede que têm! embora aqui confidencie que o contabilista - perdão, o promotor (acho que é assim que se diz)- da festa está atacado de pânico só de pensar que atrás do Rio podem vir mais 10 como ele!

que desaguanço que aquilo vai ser ... mas venham, venham

Anónimo disse...

alguém sabe colocar filmes nos blogs? vamos a isso, registos reais

assinado: anónimo afável

Fulacunda disse...

anónimo: filmes? Youtubes e assim? espanto-me de ver um ortodoxo como tu ceder a essas modernices em tempos tão criticadas.

mas estimo de te saber já não irado

Vila Pery disse...

Ainda não sei se vou estar por cá, mas se ficar, talvez apareça...

PS: Já botei o meu voto!!!

Picci disse...

Deu-se... foi ate divertido, diria eu... não fosse o dia seguinte, mais cinzento, do que as frescas horas da madrugada a que terminou o encontro.

No entanto, sempre pronto para repetir outro dia, que não o dia seguinte, ja que tais encontro deixam memorias que tardam a desaparecer.

benguela disse...

hic!...