terça-feira, 10 de junho de 2008

Vamos lá embora (adenda)

Apesar do Vamos lá embora a GAnda Polémica manteve-se no registo email entre alguns dos prestigiados bloguistas desta praça. Dela serei responsável, pela intempestiva resposta a um(a) comentadora. Vamos lá embora, então.Fica o meu pedido de desculpas à referida comentadora. Aos outros leitores. E aos prezados co-bloguistas que não apreciaram o tom e o som. Fica também um excerto das minhas "justificações" aos prezadissimos co-bloguistas sobre o tal tom e o tal som:

"Acho perfeitamente legítimo que se critique o tom geral ou o tom particular do blog ou de um dos bloguistas. Bem como o som.

Eu sempre bolamizei esta minha parte no Olivesaria - nunca tive grandes laços fora da Bolama, posso mitificar um pouco o passado, mas nada me faria andar aqui a escrever ou ler sobre as ligações com "vivendas", "encarnação" ou isso. Mas compreendo e compreendi que se me disseram por duas vezes para desbolamizar desbolamizei, tudo bem

Também compreendo, e para mim é desde há muitos meses o "motivo de enfado" face ao blog tal e qual tu referes teres tido, que a desbolamização leva a isto: ( ...)

O meu enfado - é o meu enfado, legítimo mas nada mais - é com as actividades de braço de prata, o kart, os novos jornais de velhos olivalenses, ou novas revistas de velhos olivalenses, as festas ou jantares que vamos fazendo - e mesmo estas sem qualquer registo particular. Ainda que, honestamente, antes isso do que as caixas de comentários dos bloguistas que não o são, apenas em volta do "quem és tu?" "quem serás tu?", desvanecidas quando "afinal és tu?".

O meu enfado? como dizias num post há uns meses, já ninguém tem memórias para deixar aqui. É um ponto final parágrafo. Dize-lo em post, resmunga-lo em comentário. O Beira resmunga em comentário vs as memórias. O JB propõe um registo ensaístico, sério (que não é o meu, nem tempo nem fontes nem interesse para desenvolver tamanha actividade), e tu explicitas que não é registo que se queira, "já passou" disseste-lhe.

(...)

O registo memorialista não é eterno, claro, nem inesgotável. O blog servir para encontros e reencontros óptimo (e porventura será o melhor de tudo, o mais divertido).

Para mim fica-me o reencontro com alguma leveza, que não existe - como é óbvio, e me foi óbvio no episodiozinho do bolama caluniador, quanto mais nos pruridos quanto a uma peida escrita - e que portanto posso reinventar. Com o barak obama ou o manafá, lic. Ou uma ou outra caralhada. Mas também com algum espírito que reencontro - como o Benguela amanhã a dizer que "passa os colhões" neste email [e post]. Que isso sim, são os meus Olivais, não o "local aberto ao público" - já no Natal aí alguns co-bloguistas e co-comentadores me criticavam o "tom" de alguns posts, os palavrões, os assuntos. Como, por exemplo, poderiam mostrar aos pais este blog da sua juventude? [E aos filhos?] Foda-se, aos quase cinquenta anos! (ando a reler o Eça, que os nossos pais queriam que nós lessemos para tirarmos boas notas no liceu, e é lá só putas, bebedeiras, corridas de carros, paneleiros de taberna, fufas de alta roda, esbanjos de taco - e estamos preocupados com os assuntos e os tons? Caralho)

Para mim antes reinventar, mitificar essa leveza do que reinventar (para mim) uma irmandade, um comunidade, uma amizade com gente que nem sequer conheci quando puto, nem vou conhecer agora. Não por decisão ou des-gosto. Mas por mera des-ligação".
Claro que (re)inventar em casa comum é complicado. As sensibilidades são várias e todas legítimas. E aceito que uma memória qualquer, um palavrão mal-cheiroso, uma private-joke ou etc sejam tão desagradáveis para outros como a temática "clean" vigente o é para mim. Conter-me-ei.

10 comentários:

Fulacunda disse...

tinha escrito uma coisa enorme, sobre a retórica. no momento em que ia publicar perdeu-se tudo. melhor assim

abraço

joão belo disse...

tinha também escrito algo para o grande. também neste virote de mudar de nick perdeu-se tudo. deixa cá ver se me lembro do essencial: tiveste bem agora. não te disse nada antes porque como quando me avisaram do que por cá andava já estava o circo todo montado e aparelhado, e era na altura em que para uns sarda, para mim sardinha, por isso deixei-me cá estar à espera que isto viesse dar a este sitio onde o teu post deixou as coisas.

quanto aos registos, ainda temos muito caminho pela frente. uns com bonecos, outros com memórias, outros com reflexões, ou nada disso, apenas comments.

abraço

Anónimo disse...

Tenho estado a leste deste Paraíso, transformado em campo de batalha ... de palavras.
Não me interessam as polémicas, nem as tricas. No entanto, e se me permites Fula, tens muito melhor feitio do que o alardeado. Gostei das tuas memórias sobre o Chico Belchior, a propósito do 25.4. Tocou-me. Obrigado Fula. E fez-me pensar nas amizades trocadas. Fui grande amigo do Chico e penso muito nele. Faz-me falta.
Sobre as memórias, e a propósito,
lembro-me dos Viveiros e da primeira eleição para a associação de estudantes ou para qualquer outra situação. Foi estipulada a proibição de propaganda no dia das eleições. Que eu violei com um autocolante na camisola. Sei que alguém me quis tirar o autocolante e que logo se gerou confusão. Dei-lhe um soco e ainda hoje me arrependo de tal estupidez.
Perdoem-me falar nos Viveiros, mas é assim mesmo.
Não sou daqueles que fiquei confinado aos Olivais e por isso as minhas memórias de tais tempos são antigas. E por isso perdi o contacto com quase todos, sem ressentimentos.
Sei que muitos ficaram pelos Olivais e nunca procuraram novas paragens. Curioso.
Xai xai: obrigado pelo trocadilho.
Um abraço a todos

Rua Cidade de Inhambane disse...

Por mim não tenho nada a desculpar. Para ser franca não li nada de mal aqui. Tenho 5 irmãos e ainda hoje andamos à bulha(porrada?) portanto é natural (será?)qualquer desentendimento que tenham tido por aqui visto se conhecerem à bastante tempo.
Achei piada há história dos "des"anónimos e espero continuar a ler-vos.

um abraço a todos

Beira disse...

A mim só parte do que por aqui passa me interessa e quanto ao resto sei que agradará a outros.

E acho que desde que tenha sentido tudo pode passar, até um certo tipo de linguagem.
(descobri aí nos olivais que palavrão atrás de palavrão ajuda a criar, em certas pessoas, um espírito de grupo. A mim não.)

Também me causa enfado ver o olivesaria transformado em "outdoor" de acontecimentos sociais/gastronómicos/desportivos/etc...

Mas cada um coloca aqui o que a alma lhe permite.

Por vezes posso ser eu a estar no sítio errado.

benguela disse...

Paso más que los testículos... (acabadinhos de chegar de Espanha)

... mas devo dizer que concordo em quase tudo com o xôr Bolama... não concordo com ele por exemplo, quando diz... "Conter-me-ei".

maria correia disse...

Bravo, Bolama!

bafata disse...

Well ... ainda que a polémica e respectiva contra polémica, depois de ou por causa de ... uma palavra, palavrão, opinião, ou excerto de uma coisa ou outra, me tenha passado ao lado, ainda que nela não tenha entrado apenas porque nela não era de entrar opinião minha, nem tida, achada, sequer requisitada ou tida por util .... leio este post e fico a gostar de ver aqui um Bolama, que tanto deve conhecer-me como eu a ele, o que não acrescenta nem retira brilho à coisa deste blog, é apenas um facto e isso o constato.

Gostei da forma como falou e disse, sempre gostei de o ler porque escreve e entende-se o que as mãos e cabeça trazem... fala o que pensa, as coisas saiem claras e boas de ecoar !!

Quanto à ' unicazinha ' parte em que no post de origem e contra post ou arrazoado de comentários, anónimos ou desanónimos, tenho a dizer que .... sempre que falei e/ou referi eventos, teve a ver com Olivalenses e suas reaparições em vida minha neste incio do 21.

Nada mais, creiam, nada mais mesmo que constatar que .... daquela velhinha parte de mim/nós que foram e são os Olivais, felizes sombras me perseguem e se mantêm.

A ser do agrado de todos ou de parte, de barato dou não falar em comezinhos eventos. A coisa não era para vender, logo não cai o Carmo, nem a Trindade ( Trindade ? .. bute lá pessoal ? )..

Bafatá

... ou posso dizer Janjan sem trair a pôrra de anonimato que não me aquece nem arrefece ?

bolama disse...

bafatá, a gente conhece-se ...

Anónimo disse...

Mas que grande confusão...

Vieram para o cyber-espaço e comportam-se como se estivessem numa festa à porta fechada: em que só os convidados podem entrar.

Alguém me explique - que não estou a perceber nada; então não sabem que o meio é o contéudo. Explicando melhor o meio de comunicação é que determina a informação que por ele é veículada e não o oposto. Explicando melhor na rádio não podemos passar imagens, e nos jornais não podemos ouvir as vozes dos jornalistas.

Portantossssssssss no cyber estamos no espaço e não numa festa privada.

Beijos e criem juízo.

Quanto ao Bolama apreciei o seu tom de humildade: virtude que deve fomentar com mais afinco: é tão tão tão bonito ser-se humilde, inclusive uma prova de inteligência.